Não faça EAD na Universidade Estácio de Sá

Me matriculei na Faculdade Estácio de Sá, no curso de Marketing, no formato EAD (Ensino À Distância).

Informado por amigos da grande qualidade do ensino, da capacidade do professores e da riqueza do Material Didático, embarquei nessa.

Poucos dias depois recebi meu Material Didático, e, todo empolgado, fui iniciar as aulas online.

Escolhi como estratégia estudar as disciplinas em ordem alfabética.

E lá fui eu:


Administração de Marketing, Análise Textual, Fundamentos de Contabilidade…opa!! Cadê o material de Fundamentos de Contabilidade?

  • Manual de Contabilidade Básica: Contabilidade Introdutória e Intermediária, de Clóvis Padoveze.
  • Contabilidade Introdutória, da equipe de professores da USP.

Pensei: “Bom, vou vendo as outras disciplinas, pois, caso falte o material, ligo e reclamo de uma vez só.”

Pulei pra Fundamentos do Direito do Consumidor e… Cadê o material??

  • Manual de Direito Público & Privado, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais , 2009.

LOGO ESSA disciplina? É no mínimo irônico, né? Mas, tudo bem, vou seguir estudando…

Introdução à Administração, Matemática Para Negócios…ihhh…mais livros faltando??

  • Cálculo – Editora Saraiva
  • Matemática Financeira Fácil – Editora Saraiva

Humpf…vamos em frente!

Psicologia nas Organizações, e finalmente, Tecnologia da Informação..mas, peraí, também não tem material de Tecnologia da Informação?

  • Gestão da Informação Tecnológica – 2ª Edição,de Dálcio Roberto dos Reis, apresentação de Gina Paladino. Editora Manole, 2008.
  •  Sociedade da Informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento, de Demerval L. Polizelli [e] Adalton M. Ozaki, organizadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
  • Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva, organizado por Claudio Starec ET aL. São Paulo: Editora Saraiva, 2006

E tem mais, quando abro o Slide da Aula 2, sabe o que aparece? Nada.

Liguei pro 0800.

Fui maltradado na primeira. Na segunda, ao dizer que precisava do material pra estudar pra prova, o atendente me aconselha a NÃO fazê-la e depois tirar uma nota alta na segunda prova, para, aí sim, não ser reprovado na disciplina.

Resolvi entrar em contato por e-mail: Sem resposta. Até hoje, anos depois.

Entrei em contato via chat: Me disseram que sim, todo o material havia sido enviado.

Finalmente, apelei para o “Reclame Aqui”http://www.reclameaqui.com.br

Alguns dias depois, recebi ligações de um Sr. Ângelo alegando que o Material Didático tinha sim, sido enviado em sua totalidade, e informando que os livros citados para leitura estavam na Biblioteca Virtual de cada disciplina, para serem baixados.

Pergunto a vocês, amigos: Estavam? LÓGICO que não.

Pois é…tentei de todas as formas possíveis resolver meu problema de falta de material didático e, infelizmente, fui totalmente ignorado pela Estácio e seus atendentes totalmente incapacitados para resolverem as questões.

A notícia é que vocês (Estácio) venceram. Estou cancelando minha matrícula e desistindo.

Queria deixar esse testemunho aqui pra todos os que me lêem…NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, façam EAD pela Universidade Estácio de Sá.

Falta Material Didático, falta suporte pra manter o “Campus Virtual” no ar em horas de pico, falta capacidade à grande parte dos atendentes, e falta feedback para os usuários por parte da equipe que trabalha nas mídias sociais da Estácio.

O Twitter da Estácio SEQUER me respondeu.

Se existe alguma dúvida, se por acaso vocês não quiserem acreditar no que digo, por favor, verifiquem na FanPage da mesma – https://www.facebook.com/br.estacio – a quantidade ABSURDA de reclamações, reclamações sem resposta, reclamações repetidas.

Só tenho a lamentar que uma instituição com quase 50 anos de história se preste a esse papel, de tanto desleixo com seus alunos, e tanta incompetência por parte do Atendimento.

E, mesmo cancelando minha Matrícula, vou EXIGIR via “Reclame Aqui” meu Material Didático, pois PAGUEI por ele. UPDATE: Não recebi o restante do Material Didático até hoje.

Espero que esse meu depoimento sirva de exemplo pra você, que, como eu, não tem tempo, ou dinheiro pra pagar uma “Faculdade Normal”.

Tente o ProUni, tente conseguir com sua família o $$ suficiente pra bancar sua Faculdade, faça QUALQUER COISA (lícita, por favor..hehehe) mas NÃO FAÇA EAD na Estácio.