Prefeitura do RJ lança Edital para promover atividades artísticas na Praça Tiradentes

Sem grades, com parte dos prédios históricos restaurados e à espera do VLT, a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, está em processo de reocupação. O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), da prefeitura, lançou um edital para incentivar artistas e artesãos a se apresentarem na área nos próximos dois anos, dentro do Circuito Tiradentes Cultural, que já acontece no local todo primeiro sábado do mês. Ao todo, serão distribuídos R$ 183.400 a 75 projetos. O dinheiro é do Fundo Especial do Projeto Tiradentes, administrado pelo instituto.

Poderão se candidatar, por exemplo, artistas plásticos, músicos e grupos de teatro e folclore. Segundo o presidente do Rio Patrimônio, Washington Fajardo, a ideia é incentivar o carioca a ocupar a Tiradentes, completando o ciclo de renascimento da praça, por meio de oficinais, aulas, espetáculos de dança e exposições.

A Praça Tiradentes tem uma condição especial, porque ela tem um fundo próprio, com aporte de recursos municipais, mas que é gerido a partir de decisões conjuntas entre representantes da prefeitura e da sociedade civil. Com esse fundo, a prefeitura também vai restaurar a estátua, uma ação já licitada, e, em breve, contratará um plano de comunicação para a região, um estratégica de divulgação do lugar — explica Fajardo, acrescentando que o valor total do fundo este ano foi de cerca de R$ 600 mil.

 

Leia mais sobre esse assunto em http://glo.bo/2f806VM