IEPHA cadastra Violeiros de Minas. Cadastro pode render pontos no ICMS Cultural

O Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) iniciou, neste ano, os estudos para reconhecer o fazer e o modo de tocar a viola como patrimônio cultural de Minas Gerais. Tradição e identidade dos mineiros, as violas e os violeiros estão presentes em diversos contextos culturais e religiosos.

Uma das etapas desse estudo consiste no preenchimento de um cadastro que permitirá conhecer um pouco mais sobre esse universo por todo o estado de Minas Gerais. O cadastro visa também uma aproximação do Iepha com os bens culturais pesquisados e segue o exemplo de outras experiências bem sucedidas já desenvolvidas pela instituição, a exemplo das Folias de Minas e dos Presépios e Lapinhas, ambas realizadas em 2016.

Para os municípios, a adesão à pesquisa representa a possibilidade de pontuar no ICMS Patrimônio Cultural. É importante ressaltar que o cadastro fica permanentemente aberto, mas para obter a pontuação, é necessário fazer o cadastramento até dia 31/07/2017.

Para acessar o Formulário de cadastro dos violeiros e fazedores de violas de Minas, clique em: https://form.jotformz.com/70383863338665

Veja mais no site do IEPHA