Secretaria de Cultura lança edital Circula Minas

Repaginar os mecanismos de fomento já existentes em busca do aprimoramento da produção cultural em Minas Gerais é uma das diretrizes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Nesse sentido, a Superintendência de Interiorização e Ação Cultural lança, nesta quarta-feira (15/07), às 10h, o edital inédito Circula Minas. A solenidade, que acontece na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, conta com participação do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e performance “Seu Geraldo”, do grupo Pigmaleão Escultura que mexe.

O edital dispõe de R$ 300 mil destinados a artistas, estudiosos da cultura, técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares, domiciliados em Minas Gerais, para participarem de atividades prioritariamente culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras de reconhecido mérito.

O Circula Minas é oriundo do programa de apoio a viagens, utilizado até 2014, normatizado pela resolução 026, revogada em 2015, que destinava em torno R$115 mil por meio da concessão de passagens que viabilizavam a participação de artistas mineiros em eventos culturais do em âmbito nacional e internacional. A implementação de edital, o aumento do valor do recurso, a pré inscrição online e a transparência nos critérios de participação e avaliação são algumas das novidades da edição que reafirmam o compromisso da SEC com a democratização e ampliação dos mineiros ao acesso à cultura.

Acesse os Formulários de Inscrição e o Edital no site da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais